O QUE É UMA PERSONA E COMO POSSO CRIAR UMA?
Com o rápido crescimento da tecnologia, criar uma PERSONA é cada vez mais importante para a estratégia de marketing digital de qualquer empresa.
PERSONA

Muitas vezes, o conceito PERSONA é confundido com Público-alvo. No entanto, é algo que não pode acontecer!
Estes dois conceitos apesar de confundidos são muito diferentes:
- Público-alvo é uma representação ampla e geral dos clientes que queres atingir, enquanto a PERSONA é a representação específica do cliente ideal. Ou seja, o Público-alvo é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum.
Exemplo prático:
- Público-alvo: Mulheres entre os 30-60 anos , casadas e com filhos, sem tempo para realizar as tarefas domésticas.
- PERSONA: Maria, 45 anos, casada e com 2 filhos não tem tempo para realizar as tarefas domésticas. Para além disso gosta de correr e passear com os seus filhos nos tempos livres. Assim, procura uma empresa que a possa ajudar a organizar a sua vida doméstica.
Como criar uma PERSONA?
O processo de criação de uma PERSONA deve assentar na base de clientes já existente. Ou seja, se já possuíres uma base sólida de clientes ou seguidores (no caso das redes sociais), estes são a fonte indicada para te ajudar a responder às questões indicadas para definir o perfil comportamental da PERSONA da tua empresa.

É importante teres presente o que a tua PERSONA procura na tua empresa para saberes exatamente onde atuar. Pensa nos assuntos em que ela pode estar interessada, procurando soluções para os seus problemas e criando um núcleo de clientes satisfeitos.