CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO E CDO, O QUE SIGNIFICAM??

12-08-2020

A adoção de termos ingleses no mundo empresarial tem se tornado cada vez mais comum. Hoje em dia, as grandes empresas utilizam siglas, como, CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO e CDO para denominar os mais altos cargos

Não saias daí e vem descobrir connosco o que significam.

CEO - Chief Executive Officer

Este é o cargo que está no topo da hierarquia, conhecido em portugal como Diretor executivo ou presidente da empresa.

Normalmente, o CEO é quem funda a empresa, aquele que criou o negócio, definindo a sua missão, visão e objetivos pelos quais a organização se rege. Geralmente este cargo é bastante visível dentro da empresa e, normalmente, lidera os eventos de relações públicas da empresa. 

CFO - Chief Financial Officer

Este é o profissional que comanda a administração e planeamento financeiro da empresa, sendo conhecido como Diretor Financeiro.

Responsabilidades de um CFO:

  • Contabilidade;
  • Informação financeira e relações bancárias;
  • Gestão e tomada de decisão.

CIO - Chief Information Officer

Responsável por toda a parte informática de uma empresa, conhecido como Diretor de Tecnologia da Informação, também conhecido como IT manager.

Procura melhorar a eficiência nas atividades da empresa através de técnicas informáticas de forma a aprimorar o desempenho da empresa.

CMO - Chief Marketing Officer

Coordena e administra todas as ações de Marketing da organizaçãp, sendo conhecido como Diretor de Marketing. É responsável por "responder às necessidades e desejos dos clientes", reportando as informações diretamente ao CEO.

Algumas das funções de um CMO são:

  • Pensar no plano de marketing da empresa;
  • Gerir verbas para campanhas;
  • Monitorizar o mercado e inovar;
  • Gerir estratégias de marketing.

COO - Chief Operating Officer

Conhecido como Diretor de Operações, é o braço direito do CEO e o responsável por cuidar de perto do negócio da empresa.

É responsável por as mais diversas áreas, sendo as suas funções bastante amplas, uma vez que lida com todo o processo desde a conceção, preparação e fabricação do produto, até que esteja disponível para venda no mercado. Trata da logística, distribuição, compras, transporte, entre outros.

CTO - Chief Technology Officer

Mais presente em empresas de TI e indústrias.

Responsável pela tecnologia, tem como principal função assegurar que todos os sistemas de tecnologia da informação funcionem de forma otimizada. Por vezes, este cargo é confundido com o CIO, uma vez que partilham funções.

A diferença entre estes dois cargos é que o CTO concentra-se mais na tecnologia focada na fabricação do produto, enquanto o CIO se concentra nos dados internos e no fluxo de informações através dos sistemas.

CCO - Chief Communications Officer

É responsável pelas relações da empresa com os media, clientes e comunidade, sendo o líder da comunicação, Diretor de Comunicação. O seu principal objetivo é criar uma imagem de marca da empresa com o foco na melhoria das vendas.

Algumas das suas funções:

  • Publicidade nos meios de comunicação;
  • Participação em eventos, feiras e ações de relações públicas;
  • Promoções do produto e vendas.

CDO - Chief Digital Officer

O cargo de Diretor Digital é bastante recente, surgindo devido à abertura de empresas digitais e desenvolvimento do e-commerce. Tem sido uma posição muito procurada pelas empresas, que tem vindo a crescer e a ser cada vez mais importante para o sucesso de qualquer organização.

Surgiu devido à evolução tecnológica e à necessidade de as empresas acompanharem o seu ritmo veloz, sendo algumas das funções deste cargo:

  • E-commerce, SEO, web analytics, social media, web marketing online, ...
  • Dirigir as redes socias;
  • Adaptar-se à mudança, estudando e decidindo a implementação das novidades no meio digital.
© 2020 Tomás, o Viajante, Rua do Ouro 797, 4150-555 Porto
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora