CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO E CDO, O QUE SIGNIFICAM??
A adoção de termos ingleses no mundo empresarial tem se tornado cada vez mais comum. Hoje em dia, as grandes empresas utilizam siglas, como, CEO, COO, CMO, CFO, CIO, CTO, CCO e CDO para denominar os mais altos cargos.
Não saias daí e vem descobrir connosco o que significam.

CEO - Chief Executive Officer
Este é o cargo que está no topo da hierarquia, conhecido em portugal como Diretor executivo ou presidente da empresa.
Normalmente, o CEO é quem funda a empresa, aquele que criou o negócio, definindo a sua missão, visão e objetivos pelos quais a organização se rege. Geralmente este cargo é bastante visível dentro da empresa e, normalmente, lidera os eventos de relações públicas da empresa.
CFO - Chief Financial Officer
Este é o profissional que comanda a administração e planeamento financeiro da empresa, sendo conhecido como Diretor Financeiro.
Responsabilidades de um CFO:
- Contabilidade;
- Informação financeira e relações bancárias;
- Gestão e tomada de decisão.
CIO - Chief Information Officer
Responsável por toda a parte informática de uma empresa, conhecido como Diretor de Tecnologia da Informação, também conhecido como IT manager.
Procura melhorar a eficiência nas atividades da empresa através de técnicas informáticas de forma a aprimorar o desempenho da empresa.
CMO - Chief Marketing Officer
Coordena e administra todas as ações de Marketing da organizaçãp, sendo conhecido como Diretor de Marketing. É responsável por "responder às necessidades e desejos dos clientes", reportando as informações diretamente ao CEO.
Algumas das funções de um CMO são:
- Pensar no plano de marketing da empresa;
- Gerir verbas para campanhas;
- Monitorizar o mercado e inovar;
- Gerir estratégias de marketing.
COO - Chief Operating Officer
Conhecido como Diretor de Operações, é o braço direito do CEO e o responsável por cuidar de perto do negócio da empresa.
É responsável por as mais diversas áreas, sendo as suas funções bastante amplas, uma vez que lida com todo o processo desde a conceção, preparação e fabricação do produto, até que esteja disponível para venda no mercado. Trata da logística, distribuição, compras, transporte, entre outros.
CTO - Chief Technology Officer
Mais presente em empresas de TI e indústrias.
Responsável pela tecnologia, tem como principal função assegurar que todos os sistemas de tecnologia da informação funcionem de forma otimizada. Por vezes, este cargo é confundido com o CIO, uma vez que partilham funções.
A diferença
entre estes dois cargos é que o CTO concentra-se mais na tecnologia focada na
fabricação do produto, enquanto o CIO se concentra nos dados internos e no
fluxo de informações através dos sistemas.
CCO - Chief Communications Officer
É responsável pelas relações da empresa com os media, clientes e comunidade, sendo o líder da comunicação, Diretor de Comunicação. O seu principal objetivo é criar uma imagem de marca da empresa com o foco na melhoria das vendas.
Algumas das suas funções:
- Publicidade nos meios de comunicação;
- Participação em eventos, feiras e ações de relações públicas;
- Promoções do produto e vendas.
CDO - Chief Digital Officer
O cargo de Diretor Digital é bastante recente, surgindo devido à abertura de empresas digitais e desenvolvimento do e-commerce. Tem sido uma posição muito procurada pelas empresas, que tem vindo a crescer e a ser cada vez mais importante para o sucesso de qualquer organização.
Surgiu devido à evolução tecnológica e à necessidade de as empresas acompanharem o seu ritmo veloz, sendo algumas das funções deste cargo:
- E-commerce, SEO, web analytics, social media, web marketing online, ...
- Dirigir as redes socias;
- Adaptar-se à mudança, estudando e decidindo a implementação das novidades no meio digital.