O que são Soft Skills e como posso desenvolvê-las?

03-08-2020

Nos dias de hoje, ter experiência e garantir um bom currículo já não são suficientes, o modo como cada indivíduo se comporta é cada vez mais um fator decisivo na entrada no mercado de trabalho. 

    

O que são Hard Skills?

Antes de começarmos a abordar as Soft Skills, é muito importante falarmos sobre outra expressão muito conhecida, as Hard Skills. 

Estas são de fácil compreensão, são as competências técnicas ou conjunto de competências fáceis de quantificar, adquiridas ao longo do percurso académico ou até mesmo ao longo do percurso profissional.

Por exemplo:

  • Saber falar uma língua estrangeira;
  • Contabilidade;
  • Programação;
  • Cálculo;
  • Etc.

 

     

Mas, e Soft Skills, o que são?

As Soft Skills são um pouco mais complexas, são competências pessoais, que só tu tens, ou seja, os teus atributos pessoais, traços de personalidade, capacidades socais e de comunicação.

São estas competências pessoais que determinam a forma como interages com os teus colegas num contexto de equipa e cooperação.  

Afinal, como é que as Soft Skills te vão ajudar a entrar no mercado de trabalho?

A forma como te comportas em determinadas situações, vai fazer toda a diferença não só quando te candidatas a um emprego, mas também ao longo de toda a tua carreira.

Os profissionais de recursos humanos quando abrem uma vaga de emprego, procuram candidatos capazes de resolver conflitos, gerirem as suas emoções e trabalharem em equipa.

Desta forma, as 5 Soft Skills com mais relevância no mercado de trabalho são:

  • Comunicação

É muito importante saberes expressar as tuas ideias, trocar opiniões e conseguires explicar a alguém algo que não está a ser passado com clareza.

Numa organização, uma mensagem que não foi passada com clareza pode gerar falta de comunicação e posteriormente danos no projeto a ser realizado. Imagina que o diretor do projeto em que estás a trabalhar não é claro e objetivo nas metas a cumprir, tanto tu como os teus colegas não entenderão e o projeto não andará para a frente.

  • Trabalho em equipa

Numa organização é muito comum a cooperação entre funcionários para o desenvolvimento de um determinado projeto. Desta forma, o trabalho em equipa tem de andar de mãos dadas com a comunicação, uma vez que se a comunicação for exemplar a interajuda entre colegas vai encaminhar o projeto para o sucesso


  • Pensamento crítico

Ter pensamento crítico exige que consigas afastar as tuas crenças pessoais de forma a analisar um problema ou questão de forma imparcial. No entanto, pensar de maneira crítica envolve também ser criativo e inovador. Desta forma, esta atitude tem um grande impacto em todo o teu trabalho, tornando-te um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras.

  • Resiliência

Hoje em dia, as organizações procuram cada vez mais profissionais capazes de se erguerem depois de enfrentarem inúmeras adversidades. Desta forma, uma pessoa com esta competência será capaz de lidar com problemas, adaptar-se à mudança e resistir à pressão.


  • Empatia

A empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, de forma a compreendê-lo.

Numa organização, a empatia é útil primeiramente na relação entre líderes e funcionários. Nesses casos, saber colocar-se no lugar do outro possibilita uma gestão de equipa mais aberta ao diálogo e mais humana.

Esta competência é também muito importante na interação com clientes, onde a empresa necessita de perceber exatamente o que o consumidor necessita, colocando-se no seu lugar.

Como podes desenvolver as tuas Soft Skills?

  • Aprende a gerir o teu tempo

A gestão de tempo efetuada com cautela é essencial quando as coisas parecem sair do nosso controle. Quando isso acontece, o ideal é definir qual a melhor forma de agir, comunicando a decisão de maneira educada para os restantes membros da equipa.

  • Aprende a autorregular-te

É essencial que aprendas a gerir as tuas próprias emoções, de forma a agires da maneira mais adequada em cada momento.

Desta forma, quando sentires uma emoção forte que possa causar algum tipo de stress, deves tomar consciência dela e evitar reações instantâneas. Meditar é um exemplo de uma excelente solução no que toca ao controlo das nossas emoções.

  • Cria uma cultura de feedback

O feedback é fundamental para a adaptação a qualquer ambiente de trabalho, uma vez que é uma forma clara de apontar o que está certo e o que precisa de ser melhorado.

Uma ideia para desenvolveres as tuas Soft Skills é pedir a amigos, colegas, professores e até familiares uma avaliação das tuas competências pessoais, com sugestões para melhorares o teu desempenho. 

© 2020 Tomás, o Viajante, Rua do Ouro 797, 4150-555 Porto
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora